A autora de Divergente, Veronica Roth, revelou em entrevista à People que não ficou decepcionada com o cancelamento de Convergente – Parte 2, o filme que encerraria a franquia cinematográfica ao adaptar o final dos livros.
“Acho que eu sempre estive em paz com as coisas terem acontecido do jeito que aconteceram, porque os filmes estavam tomando um caminho tão diferente dos livros”, explicou a escritora. “Se você muda o miolo, o final também será diferente. Naquele ponto em que estávamos, no terceiro filme, a franquia cinematográfica tinha se tornado uma coisa separada da literária.”
Roth ainda declarou que a saga Divergente dos cinemas “parece completa, relativamente falando”, para ela, e que talvez a decisão de separar o último livro em dois filmes não tenha sido tão acertada.
“Essa era a moda na época”, brincou a escritora, lembrando que Harry Potter, Crepúsculo e Jogos Vorazes fizeram a mesma coisa. “Mas acho que, para que essa estrutura funcione, o livro precisa ser muito grande e denso.”
Três filmes da franquia Divergente, estrelados por Shailene Woodley, Theo James, Miles Teller e Ansel Elgort, foram produzidos e lançados nos cinemas entre 2014 e 2016. O terceiro deles, Convergente, decepcionou nas bilheterias ao arrecadar menos de US$ 180 milhões ao redor do mundo, o que levou ao cancelamento da Parte 2.
A trama da franquia acompanha Tris (Woodley), figura-chave de uma rebelião que procura subverter o sistema rígido de uma sociedade futurista distópica, que divide os seus jovens em “facções” de acordo com suas habilidades naturais.
Os três longas estão disponíveis para streaming no Prime Video e no Lionsgate+, enquanto Convergente também está no catálogo do Star+ e do Telecine.
